O Laboratório

A história do Laboratório Santa Lúcia começou em 1963, na cidade de Barbacena, Minas Gerais. Naquele ano, Carlos Mário Lacerda da Cruz Machado, farmacêutico e bioquímico, registrou o empreendimento como responsável técnico.

Mas, para a promoção do atendimento de excelência que conhecemos hoje, a jornada começou antes dessa fundação. Formado na Universidade Federal de Ouro Preto, o bioquímico Carlos Mário foi oficial do quadro de saúde do Ministério da Aeronáutica de 1947 a 1961, além de ter sido professor de bioquímica da Faculdade de Medicina de Barbacena.

Em 1961, o profissional foi convidado a formar, com dois sócios, a equipe do Laboratório Santa Lúcia. Ao longo do tempo, entre mudanças e evoluções, o espaço de saúde  tornou-se uma empresa familiar, a qual, de geração em geração, vem fazendo a diferença na comunidade em que atua.

Hoje, o laboratório está sob a responsabilidade técnica da bioquímica Renata Rodrigues Vianna e segue promovendo saúde, segurança e confiança aos seus clientes.

Política da Qualidade

Em todos os nossos processos, do atendimento ao resultado final, garantimos aos clientes não só a fidedignidade e a confidencialidade dos resultados, mas também um tratamento de alto padrão.

Nosso Sistema de Gestão da Qualidade está em conformidade com as mais recentes exigências governamentais para o funcionamento dos laboratórios clínicos. A implementação de controles e padronizações, que são constantemente acompanhados e avaliados através de indicadores de desempenho, garante que tudo esteja dentro da legislação vigente, refletindo um ótimo resultado final: a saúde dos pacientes.

Missão

Prestar serviço de excelência em medicina laboratorial, mediante atendimento humanizado, exatidão e precisão dos resultados e relação ética e transparente com nossos parceiros, comprometidos com a responsabilidade social e ambiental.

Visão

Ser reconhecido como uma referência no cuidado com a saúde das pessoas.

Valores

Ética: cultivamos nossas relações e gerenciamos nossas iniciativas empresariais, inspirados e orientados por uma conduta honesta e imparcial.
Qualidade: buscamos a excelência, como resultado da nossa permanente preocupação em fazer melhor, mais rápido e com mais conforto para todos que se relacionam conosco.
Respeito: consideramos que o respeito é um pressuposto essencial para relações de confiança entre pessoas e entre empresas. Esse é o fundamento que nos permite interagir com as diferenças e aprender com essa convivência.
Tecnologia: buscamos proporcionar o que há de mais avançado em tecnologia na prestação dos nossos serviços.
Responsabilidade social e ambiental: realizamos boas práticas sociais e adotamos políticas responsáveis na área ambiental.

Direitos e Deveres dos Pacientes

Se você ainda não conhece seus direitos e deveres, confira abaixo a lista completa sobre cada um.

Direitos dos pacientes

São direitos dos pacientes durante todo o período de seu atendimento:

  1. Ter tratamento digno, atencioso e respeitoso por todos os colaboradores do laboratório, sem qualquer forma de preconceito ou discriminação.
  2. Ser identificado e tratado por seu nome e sobrenome.
  3. Poder identificar as pessoas responsáveis direta ou indiretamente por sua assistência, por meio de uniforme e crachá visíveis.
  4. Ter sua privacidade, individualidade e integridade física asseguradas em qualquer momento do atendimento.
  5. Ter assegurado o direito à confidencialidade de suas informações, pela manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.
  6. Receber informações claras, objetivas e compreensíveis.
  7. Consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, os procedimentos propostos.

Deveres dos pacientes

São obrigações dos pacientes durante o período de seu atendimento:

  1. Fornecer as informações sobre a sua saúde, inclusive o uso de medicamentos.
  2. Respeitar os direitos de demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviço do laboratório, utilizando-se dos canais de comunicação disponíveis para exercer seu direito de apresentar reclamações.
  3. Observar as recomendações e as instruções que lhe foram transmitidas pelos profissionais do laboratório, assumindo a responsabilidade pelas consequências advindas da não observação de tais instruções.
  4. Honrar seu compromisso financeiro com o laboratório.
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