Análise das células do sangue e dos componentes do sistema de coagulação do organismo. Possibilita o rastreamento, o diagnóstico e o acompanhamento de diversas doenças do sangue, como as anemias, e também dos distúrbios de sangramento e trombose.
Grande grupo de exames que constituem a chamada bioquímica clínica, englobando testes que permitem o diagnóstico de doenças do fígado, rim, coração, pulmão, entre outros, além de doenças sistêmicas e metabólicas.
Fundamentado na clássica reação “antígeno-anticorpo”, realizamos diversos exames para o diagnóstico das principais doenças infecciosas e autoimunes que afetam o organismo.
Exames clássicos, como o parasitológico, e outros mais recentes, como a dosagem de calprotectina fecal, permitindo diagnóstico de ampla gama de distúrbios infecciosos, inflamatórios e funcionais do trato gastrointestinal, além de distúrbios sistêmicos.
Sendo realizada desde a antiguidade, a análise da urina é, provavelmente, um dos primeiros testes laboratoriais a serem utilizados na Medicina e, ainda hoje, continua apresentando indicações para seu uso, como a investigação de distúrbios dos rins e vias urinárias, bem como outros distúrbios sistêmicos.
Análise realizada em fluidos corporais, fragmentos teciduais e lesões, com o objetivo de detectar a presença de microrganismos patogênicos, bem como de realizar avaliação da eficácia dos medicamentos a serem utilizados no tratamento dessas infecções.
Inúmeros hormônios e peptídeos podem ser analisados utilizando-se técnicas revolucionárias, permitindo o diagnóstico e o monitoramento de doenças associadas aos tecidos produtores de hormônios: as glândulas. Além disso, podem ser realizadas avaliações de marcadores associados a doenças metabólicas, muito comuns nos dias de hoje.
Exames que podem ser realizados com o objetivo de detectar o acúmulo de substâncias nocivas em nosso organismo, especialmente em âmbito ocupacional, bem como a verificação do consumo e ou a exposição a substâncias tóxicas.
Conhecido como “Teste do pezinho”, esse exame é feito na criança pouco tempo após o nascimento. Uma pequena amostra de sangue é retirada do calcanhar do bebê, possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento de diversas doenças no neném, caso estejam presentes.
São uma forma de investigar o DNA e realizar um diagnóstico que relaciona suas características genéticas com sua condição clínica.
Rua Comendador João Fernandes, 139
Centro - Barbacena
Seg à Sexta: 07h às 17
Sábado: 07h às 11h
© 2024 Laboratório Santa Lúcia - Todos os direitos reservados